*número de partículas existentes em uma solução*
- Pressão máxima de vapor: é a maior pressão que o vapor pode exercer sobre a superfície de um liquido.
Ocorre quando o vapor entra em equilíbrio dinâmico cm a fase liquida, ou seja, o número de partículas se converte em vapor e se torna igual ao número de partículas de vapor que volta para a fase líquida. A pressão máxima do vapor também pode ser chamada de pressão de vapor ou pressão de vapor de equilíbrio.
- Tonoscopia: esta propriedade coligativa estuda a diminuição da pressão máxima devapor de um solvente causada pela adição de um soluto não-volátil no interior da solução.
Número de partículas >(maior) (menor)< Pressão de vapor
2. Ebulioscopia: estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente pela presença de partículas não - voláteis na solução.
Número de partículas >(maior) (maior)> Temperatura de ebulição
3. Crioscopia: quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente, ou seja, representa a diminuição da temperatura de congelamento do solvente pala presença de soluto não - volátil.
Número de partículas >(maior) (menor)< Temperatura de congelamento
4. Osmoscopia: a pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada na solução para evitar a sua diluição. Quando uma solução é diluída por um solvente que atravessou uma membrana semipermeável, dizemos que ocorreu o processo denominado de Osmose, então a osmoscopia representa o aumento da pressão osmótica sobre uma membrana semipermeável.
Número de partículas >(maior) (maior)> Pressão Osmótica
Postado por Christian Abrahin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário