quinta-feira, 31 de maio de 2012



Transformações gasosas


   Transformações ocorrem quando um gás passa de um estado para outro, não sendo estados físicos (sólido, líquido, gasoso) e sim mudanças nas grandezas (massa, pressão, volume e temperatura).
Transformações gasosas ocorrem com uma das grandezas citadas, sem sofrer alterações.

   Podendo ser transformação isotérmica, isocórica também chamada de isovolumétrica e transformação  isobárica.
 
Transformação isotérmica


   Há mudanças na pressão e volume, sendo volume e pressão inversamente proporcional, ou seja, quando um aumenta o outro diminui e tendo a temperatura da massa gasosa sendo mantida constante. Essa é a chamada lei de Boyle.  Expressa pela fórmula Pi.Vi = Pf.Vf que é derivada da equação geral dos gases. Assim concluímos que a temperatura é constante.



  
Transformação isocórica ou isovolumétrica


  
    Acontece quando o gás é aquecido e sua temperatura(T) e pressão(P) aumentam e seu volume fica constante, não se altera.

Essa é a lei de Gay Lussac. Expressa pela fórmula Pi/Ti =Pf/Tf.






Transformação isobárica



   É quando o volume do gás varia com a temperatura, enquanto a pressão é mantida constante. Temperatura(T) e volume(V) são diretamente proporcionais. Essa é a lei de Charles. Expressa pela fórmula Vi/Ti = Vf/Tf.





Postado por Kevyn.

Diferença entre gás e vapor:


-O gás não tem forma nem volume definidos, pois consiste em várias   partículas, cujos movimentos são aleatórios .Existe sim um campo de força em todo o espaço à sua volta, com interações que dão origem às forças moleculares, que influenciam a movimentação dessas partículas.

- O gás tem a densidade relativamente baixa e sua viscosidade pode ser comparada aos estados líquido e sólido. O volume é muito sensível às alterações de temperatura e pressão. Preenche completamente qualquer recipiente, já que possui a difusão rápida. (distribui-se homogeneamente).

- O vapor, em temperatura igual ou abaixo de sua temperatura crítica,é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se formou, pelo aumento de pressão.

- O vapor é originado da vaporização, que se divide em evaporização e ebulição. Evaporização é quando o líquido transforma-se em vapor, enquanto que a ebulição é quando o líquido se transforma em gás.

By: Marina Guimarães.


quinta-feira, 17 de maio de 2012


Gases

 - São substâncias que estando em condições do ambiente, estão no estado gasoso como o gás oxigênio, gás metano, o nitrogênio entre outros gases existentes na atmosfera.
  
 - São compostos que tem como característica grande capacidade de se expandirem, não possuindo volume fixo, sendo miscíveis entre si e em qualquer proporção, são moléculas que se dispersam e sempre estão em movimento desordenado fazendo com que algumas partículas se choquem gerando a pressão que o gás exerce em determinadas superfícies.

 - Um gás só consegue transformar-se em líquido se for comprimido e esfriado.
  
 - As moléculas com grande moblilidade aumenta a temperatura e a energia cinética.

 - Não há um volume exato, por sempre ocuparem o volume total do recipiente.

 - A temperatura é relacionado com o grau de agitação das partículas, quanto maior a agitação molecular maior será a temperatura.

 - Vapor não é gás, serve para caracterizar o estado gasoso obtido pela vaporização de uma substância que se encontra no estado líquido ou sólido, em condições ambiente, consegue condensar-se por uma simples compressão.


Equação geral dos gases

É relacionada a pressão, volume e a temperatura de um sistema.

Pressão e volume: são inversamente proporcionais entre si.

Pressão e temperatura: são diretamente proporcionais entre si.

Volume e temperatura: são diretamente proporcionais entre si.




Postado por Adriana Luciene.

domingo, 6 de maio de 2012

Mistura de soluções com Reação Química


    Esse tipo de reação química ocorre quando ha solutos diferentes, mas com o mesmo solvente. Serve para determinar a concentração desconhecida da solução problema, a partir da solução padrão.










Como resolver este tipo de exercício?


1. Montar a reação estequiometricamente;
2. Determinar o número de mols da solução padrão para neutralizar a base;
3. Determinar o número de mols de soluto na solução problema;
4. Determinar a concentração da solução problema.




Postado por Eduardo Barros.